A dirigente sindical Lucia Helena da Silva e a funcionária do Sintect/SC Marilene Felix participaram nesta terça-feira, dia 25/7, do evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, realizado pela Diretoria Regional dos Correios de Santa Catarina. O debate foi realizado no Centro Operacional e Administrativo dos Correios, em São José.
O evento marca a luta e a resistência das mulheres negras conforme explica Cassia Alves Leal, coordenadora do Programa Institucional Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos e membro do Grupo de Trabalho Institucional de Pró-equidade, Gênero e Raça, da Superintendência Estadual de Operações dos Correios.
- Vamos tratar sobre as violências silenciosas que atingem as mulheres negras, sobre o menor acesso às vagas no mercado de trabalho, principalmente cargos de chefia, sobre o assédio sexual e moral que sofrem -, disse Cassia Alves em entrevista ao site Catarinas.
O trailer do documentário “Mulheres Negras: Projeto de Mundo e sobre Empatia” foi exibido na abertura, antes dos debates.
A dirigente sindical Lúcia Helena criticou a falta de participação das trabalhadoras dos Correios. - Fomos comunicados sobre o evento em cima da hora. Alguns trabalhadores disseram que os gerentes não queriam que fosse divulgado. - lamenta Lúcia.
A conversa contou com a participação da atriz e produtora Thuanny Paes, do Coletivo NEGA, Maria Aparecida Rita Moreira, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC ) e professora da Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Santa Catarina.
fonte: Catarinas
Designed by HTML Codex